Noticias
As autoridades belgas mandaram retirar uma burra que era mantida na varanda de um apartamento em Bruxelas, na Bélgica. Os donos receberam uma notificação para retirar o animal, que faz parte de um espetáculo de teatro, depois da reclamação de vizinhos.
A moradora Mona Justin disse ter ficado perplexa ao ver a burra chamada "Lola" na sacada. "No começo, eu não acreditei quando meu vizinho me mandou uma mensagem dizendo que dava para ver um burro da minha cozinha", afirmou ela.
'Tabu' mostra homem que tentou se auto-operar para ser mulher
"Por mais que eu cagasse para o mundo, era complicado ser tratado no feminino". "Sempre me senti mulher, sentia atração pelos
Que o tema é atual, ninguém contesta, mas a discussão sobre isso muitas vezes é carregada de preconceitos e ideias erradas. Por isso, os três aceitaram o convite do canal fechado NatGeo e resolveram contar suas histórias e experiências no primeiro episódio da série Tabu, que estreia na quarta-feira (5), às 22h15, sob o nome Mudança de Sexo. Em uma exibição especial para convidados, duas semanas antes da estreia, na tela de uma das salas da Bossa Nova Films, o aviso era claro: "o programa a seguir pode conter cenas fortes".
Realmente, o primeiro episódio da sequência de oito "mini-documentários" exibidos em Tabu é forte. Não pela imagem, mas pelo conteúdo e a veracidade, coerência e boa articulação de seus três personagens em cena. Não há vídeos de operações, sangue ou coisa parecida. Há pessoas, fotos e três transexuais desnudos, fisicamente, para que todos possam ver, e psicologicamente. O exemplo disso acontece na história de Maitê Schneider, que nasceu Alexandre, mas nunca se sentiu como homem.
Maitê conta, com grandes períodos de silêncio total no meio de seu discurso, como se auto-operou para tentar retirar os testículos. "Procurei como era feita a operação, fui em uma casa de produtos médicos, comprei bisturi, anestesia de dentista, essas coisas. Fiz uma primeira incisão bilateral em um dos testículos, um corte pequeno e morri de dor. Coloquei mais anestesia. Fiz o segundo corte, este bem fundo. Depois disso, desmaiei e acordei no hospital", contou.
Maitê, que é atriz e faz depilação apenas em homens em Curitiba (PR), ainda faria a mesma cirurgia, desta vez no Paraguai, com um médico e em um local sem qualquer estrutura para isso. "Eu tirei os drenos dos testículos antes da hora. No dia seguinte, parecia que eu tinha elefantíase", afirmou a corajosa curitibana, em depoimento que deve fazer muitos se arrepiarem com os detalhes. Maitê fez diversas operações depois dessa, para corrigir o que tinha feito consigo mesma. Depois, mudou de sexo.
Gestantes com HIV alegam que não conseguem agendar parto
Gestantes portadoras do vírus HIV reclamam que não conseguem agendar o parto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devido à superlotação nas unidades de saúde, em Cuiabá. O agendamento é necessário para evitar a transmissão da doença para o recém-nascido. O diretor de um dos hospitais, Marcelo Sandrin, argumenta que o principal problema é que a unidade atende também a demanda da Baixada Cuiabana. “Tem dias que a coisa é tão angustiante que nós não temos vaga em nenhum setor”, disse.
No entanto, o secretário-adjunto de Saúde de Cuiabá, Paulo César Ribeiro, informou não ter conhecimento dos casos. “Vamos verificar se não houve o atendimento e o que podemos melhorar para que não ocorra novamente”, disse. Ele afirma que um novo estudo está sendo feito para ampliar o atendimento com novas contratações da rede SUS na capital.
Por mês são realizados cerca de 800 procedimentos cirúrgicos através do SUS na capital. “Os médicos estão estressados por que trabalham com superlotação. Há 13 leitos na área de entrada para atender o pré-parto, mas existem quase 25 pacientes. E se o médico manda aquele paciente voltar para casa e algo acontece, ele será responsabilizado”, avaliou a presidente do Conselho Regional de Medicina, Dalva Alves das Neves.
Em 50 dias, segundo o Serviço de Atendimento Especializado em DST, HIV/AIDS, três grávidas soro positivas não conseguiram agendar o parto, como exige o protocolo de tratamento de gestantes portadoras do vírus. Essa medida é praticada desde 2000 pelo Ministério da Saúde.
“O protocolo diz que nós devemos fazer o pré-natal e fornecer o medicamento de alta potência antirretroviral para que não haja vírus circulante na mãe que passe para o feto, ela toma isso durante toda a gestação. No parto, a gestante precisa ser internada três horas antes da cirurgia e reforçar a dose”, explicou a ginecologista e obstetra, Marina Azem. Ela também falou que a amamentação é feita por outra lactante que não a própria mãe e o recém-nascido recebe um medicamento específico pelos primeiros 42 dias.
Sem a realização desse procedimento, o índice de contaminação é de 35%. “A gente tem uma média de três gestantes [soropositivo] por mês, então eu não consigo entender como esse número vai alterar o cronograma de atendimento ou cause uma superlotação”, observou a ginecologista.
Já o diretor do hospital contrapõe e alega que se uma gestante soro positivo chega ao local para ser internado para fazer um parto em uma semana e, nesse mesmo tempo, chega outra em trabalho de parto, a segunda tem preferência. "Não posso deixar um pessoa perambulando pela cidade”, pontuou.
Jovem morre após colidir contra poste na Chã de Jaqueira
O auxiliar de produção, Wilvison Stain Gonçalves Lima, 23 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira, 31, após colidir contra um poste, na localidade conhecida como Ladeira da Chã, no bairro Chã de Jaqueira.
Segundo informações colhidas no local, a vítima estava descendo a ladeira quando perdeu o controle, bateu no meio-fio e colidiu contra o poste. Apesar de estar usando equipamento de segurança como o capacete, Wilvisson teve morte instantânea.
O tio da vítima, José Carlos Gonçalves, acredita que Wilvisson tenha sido “trancado” por um carro e por isso perdeu o controle.
Equipes do Instituto de Criminalística e Instituto Médico Legal foram acionadas. Os familiares da vítima retiraram sua moto “cinquentinha” do local para evitar que alguém furtasse.
Uma equipe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) esteve no local para organizar o trânsito. A população aproveitou para reivindicar mais sinalização no bairro e assim, evitar acidentes.
Semas reativa Centro de Inclusão Digital e vai abrir nova unidade em Bebedouro
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vai reativar o Centro de Inclusão Digital do bairro de Santos Dumont e abrirá nova unidade no bairro de Bebedouro. A intenção é promover capacitação profissional e, com isso, melhorar a inclusão social, a renda, além de garantir a cidadania para pessoas que estão em situação de risco ou vulnerabilidade social em Maceió.
O espaço no Santos Dumont estava desativado desde o ano passado devido a falta de manutenção. O Centro de Inclusão Digital está passando por reparos e voltará a funcionar no mês de julho, quando serão abertas turmas no período da manhã e tarde.
Os cursos gratuitos serão ministrados por meio de uma parceria com o SEST/SENAT, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e
(Pronatec). As inscrições serão abertas no mês de junho. Para participar, o candidato precisa estar inserido no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), independente de ser beneficiário ou não do Programa Bolsa Família.
Com o objetivo de aumentar o acesso a cursos de qualificação, a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Vergetti, anunciou que em breve irá abrir um novo Centro de Inclusão Digital, desta vez no bairro de Bebedouro. A nova unidade irá descentralizar as ações de capacitação profissional.
O novo Centro funcionará em prédio próprio da Semas, que passará por uma reforma. “Estamos com o processo de reforma do espaço aberto e em breve iniciaremos as obras. Lá, além de um Centro de Inclusão Digital, nós iremos oferecer cursos profissionalizantes pelo Pronatec e cursos ofertados pela própria Semas. O novo espaço nos dará ainda oportunidade de firmar novas parcerias visando a inserção dos nossos usuários no mercado de trabalho”, destacou a secretária.
Para participar dos cursos gratuitos no Centro de Inclusão Digital do Santos Dumont é preciso ter idade entre 16 e 59 anos e estar inserido no CadÚnico. Para se inscrever, o candidato deve apresentar originais da Carteira de Identidade, CPF, Cartão do Bolsa Família ou NIS (Número de Inscrição Social) e comprovante de residência na Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares da Semas, que funciona na Rua Barão de Atalaia, 753, no bairro do Poço.
Após operação, Netinho segue na UTI
O cantor Netinho continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês sob efeito de sedativos, estável e seguindo a mesma rotina de tratamento, de acordo com boletim médico divulgado na noite desta quinta-feira (30).
O boletim afirma que neste final de tarde o paciente foi levado ao centro cirúrgico para lavagem de coágulos e troca de catéteres. Netinho foi operado na quarta-feira (29) por conta de um derrame cerebral. Este é o segundo acidente vascular que Netinho sofre em menos de uma semana
O artista está internado há mais de 20 dias no Hospital Sírio-Libanês. Na noite de quarta, ele voltou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) , onde foi sedado e passou a respirar com ajuda de aparelhos.
"O paciente apresentou uma nova e pequena hemorragia cerebral e obstrução do fluxo de líquor, sendo necessária a instalação de um novo cateter para drenagem e monitorização da pressão intracraniana", informa o último boletim médico. A hemorragia foi estancada.
Médicos dizem que Netinho fazia atividade física pesada. Eles acreditam que o uso de anabolizantes para enrijecer a musculatura pode ter contribuído para a dificuldade de o organismo se recuperar sozinho e estancar essas hemorragias.
Netinho começou a ter problemas de saúde há mais de um mês na Bahiax. Tudo começou com uma dor forte na coxa direita, no mês passado. Netinho sentiu a perna depois de um treino de musculação. O cantor procurou a emergência deste hospital, em salvador, e foi internado.
Para tentar entender o que acontecia, o médico de Netinho decidiu fazer exames. Uma ressonância constatou um rompimento no músculo da perna. E também algumas alterações no fígado.
Os médicos fizeram, então, uma biópsia hepática. O cantor teve uma hemorragia, foi operado e começou a apresentar dificuldades respiratórias e renais.
No dia 9 de maio, a família de Netinho decidiu trazer o cantor para o hospital em São Paulo, onde é assistido pelas equipes dos médicos Roberto Kalil Filho, Raul Cutait e David Uip. Aqui, Netinho foi tratado com antibióticos, melhorou e chegou a ir para uma unidade de terapia semi-intensiva, mas voltou para a UTI depois de sentir fortes dores de cabeça.
Os médicos disseram que o que complica o quadro de saúde do Netinho é a dificuldade que o organismo dele tem pra se recuperar. A biópisa é um procedimento simples. Hemorragias são comuns. O próprio fígado se cura. No caso do Netinho houve um inchaço por causa de medicamentos.
No domingo (26), o paciente apresentou melhora clínica e neurológica depois de passar por uma nova cirurgia para a retirada de coágulos no cerebelo, parte posterior do cérebro responsável pela coordenação muscular e manutenção do equilíbrio.
A equipe médica decidiu fazer uma neurocirurgia para a retirada dos coágulos após um aumento do hematoma no cerebelo ser detectado depois que o cantor reclamou de fortes dores na cabeça.
Ivete Sangalo
Antes de passar mal, na tarde de quarta (29) Netinho recebeu a visita da cantora e amiga Ivete Sangalo. Por meio de nota enviada pela assessoria de Netinho, Ivete explicou que seus fãs estão sempre pedindo notícias dele, e garantiu que os fãs dos dois artistas estão juntos rezando pela sua saúde.
Na terça-feira (28), o cantor também recebeu a visita da filha Bruna, que viajou da Bahia para ver o pai, informou a assessoria de imprensa do cantor.